6 dicas para transcrever solos

6 dicas para transcrever solos

6 dicas para transcrever solos
6 dicas para transcrever solos

Apresento 6 dicas para transcrever solos a partir da minha perspectiva, o que entendo como um dos processos de aprendizagem mais recompensadores na música. Faça bom proveito!

  • Fazer uma boa escolha: 

 O grande problema para a maioria das pessoas que iniciam a transcrição de um solo, é a dificuldade em persistir naquela tarefa. Essa persistência pode ser maior ou menor em função de alguns fatores, e o principal deles, considero fazer uma boa escolha do solo a ser transcrito.

Um músico iniciante muito provavelmente não absorverá muitos dos benefícios de uma transcrição tirando o solo de John Coltrane em "Impressions",  ou o solo de Michael Brecker em "Invitation".

Esses são exemplos de solos no qual o solista se utiliza de um grande repertório de substituições harmônicas, aspectos técnicos e interpretativos mais elaborados e sobretudo de um vocabulário rítmico bastante avançado.

Provavelmente irá escapar vários detalhes na absorção por alguém que esteja começando a trilhar essa abordagem de aprendizado (sim, tirar solos é uma das melhores formas de aprendizado!).

Em se tratando de ser humano e música, nada é impossível, mas acho difícil!

 Que tal começar com solistas que apresentam uma maneira mais simples de tocar?
E simples aqui não quero atribuir juízo de valor, se é melhor ou pior etc. nem diminuir para uma abordagem simplória.
Chet Baker foi um dos grandes solistas da história e costumava construir solos simples, com uma abordagem rítmica simples, com bastante clareza de ideias, sem "piruetas" técnicas gratuitas etc.
Chet, foi um músico diferenciado, com grande capacidade em elaborar solos com alto nível de beleza, assim como Toots Thieleman, com sua capacidade quase inesgotável de construir melodias bonitas...
Toots e Chet são bons nomes para se começar a tirar solos, independente de que instrumento você toque!

A grande habilidade do solista, a velocidade com que o solo é executado, a qualidade da gravação, a clareza com que o solista expõe suas ideias etc. são alguns dos pontos a serem levados em consideração ao se escolher tirar um solo A ou um solo B. 

A princípio, sugiro que a escolha limite - se em um solo que vá lhe trazer algum benefício imediato, que pode ser: adquirir vocabulário em determinado gênero, ou aprender a tocar sobre uma progressão de acordes específica, por exemplo.

  • Escutar bastante:

Ouvir, ouvir, ouvir... Só assim, aquele solo bem como o contexto em que ele foi desenvolvido será absorvido.

Quando o ouvinte consegue cantar o solo sem o auxílio da gravação, já é um sinal que a música está internalizada, e para reproduzi-la, basta a escolha de um "veículo ",  que  poderá  ser a voz, uma guitarra, um trompete etc.

O sinal verde pode ser considerado a capacidade em cantar o solo.

  • Anotar a harmonia:

Inicie anotando os acordes numa pauta e caso não consiga reproduzir alguns, anote o baixo (nota mais grave).

Não esqueça que o contorno melódico, delineado por alguns solistas, muitas vezes sugere o "acorde do momento ", e essa pode ser uma "linha de investigação" na busca pelo acorde que se está tentando decifrar. 

Quanto mais se exercita a etapa anterior, de escuta da música, maior a probabilidade em identificar os acordes. 

 Uma coisa de cada vez:

Uma vez se identificou os acordes ou a maioria deles, você estará melhor preparado pra tirar o solo propriamente dito.

Essa, é uma tarefa que realmente pode ser dura, mas com certeza será recompensadora.

Através dela, aprendemos muito sobre harmonia (sim, a análise da relação escala-acorde, bem como as substituições que os solistas impõem etc. abrem muito a nossa cabeça pra harmonia), sobre articulação (a forma como cada solista "caminha" de uma nota até a seguinte),  percepção etc.

Nessa etapa a grande sacada é tirar nota por nota, sem pressa, apenas concentrando-se na "altura" correta da nota e no contexto rítmico no qual essas notas aparecem.  

  • Tocar junto com a gravação:

Tocar o solo junto a gravação, é uma parte da recompensa do árduo trabalho realizado nas etapas anteriores.  

Há aqui o desenvolvimento de técnicas mecânicas (velocidade, palhetada etc.) e interpretativas (articulação, dinâmica e sonoridade, por exemplo!).

Uma outra recompensa é o fato que acabamos desmistificando o solista (que em geral é um ídolo nosso!) e passamos a assumir uma outra postura em relação a esses colegas de trabalho.

É um grande incentivo pensar, " Se ele pode tocar esse solo que tanto me desperta atenção, por que eu também não posso?" 

  • Escrever:

Após as etapas anteriores o solo estará ainda mais internalizado e você terá um processo de escrita, provavelmente, bem mais facilitado.

Se tiver dúvidas quanto a escrita, pergunte a um amigo mais experiente nesse processo, ele poderá lhe ajudar.

Recorra a livros de teoria musical para representar a grafia correta de algum trecho.

Há uma enorme satisfação, ao menos pra mim, em ver a folha de papel toda escrita com aquele solo que tirei.

É como se o processo de absorção não ficasse apenas no plano auditivo, mas também visual.

 A transcrição de solos é como um patrimônio que vamos adquirindo

Editor visual

com o tempo, quanto mais se pratica, menos difícil será o próximo solo e mais preparados estaremos.

Essas sugestões não pretendem de maneira alguma servir como "verdades absolutas".
Esse é um processo que tem servido pra mim ao longo dos anos, e que em conversa com outros músicos, me foi compartilhado que serve para outras pessoas também.
Realmente, espero que sirva para você!

AQUI, deixei algumas transcrições que você poderá baixar gratuitamente.

Como motivação para transcrever solos, recomendo que você baixe um ebook gratuito: 

 8 motivos pelos quais você deve estudar música

A medida que for editando os solos que tenho nos meus cadernos de música pretendo ir disponibilizando. 

Se você tem alguma sugestão de assunto para que eu aborde por aqui, ou pergunta a fazer, ou até mesmo algum relato a compartilhar sobre o assunto, ESCREVA NOS COMENTÁRIOS!

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Chico Oliveira

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